Topo

Diogo Schelp

Quantas batalhas Sergio Moro aceitará perder?

Diogo Schelp

09/05/2019 15h34

Moro

O ministro da Justiça Sergio Moro (Foto: Marcelo Chello/Estadão Conteúdo)

O ministro da Justiça Sergio Moro é mais popular que seu chefe, o presidente Jair Bolsonaro. Desde que assumiu o cargo, há quatro meses, porém, Moro perde batalha atrás de batalha. A última foi a votação em comissão no Congresso que decidiu transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) da pasta da Justiça para o Ministério da Economia. Moro considerava essencial manter o Coaf sob o seu guarda-chuva, pois é um importante instrumento no combate à corrupção, uma das principais bandeiras da sua gestão.

Dois dias antes, Moro havia tomado mais uma bola nas costas quando teve que subscrever o decreto facilitando o direito ao porte de armas para diversas categorias profissionais. O próprio Moro justificou-se dizendo que a medida nada tinha a ver com segurança pública, mas com uma promessa de campanha de Bolsonaro. Se isso quer dizer que Moro acha que colocar mais armas na rua vai prejudicar o combate ao crime, então ele assinou embaixo a contragosto. Moro já havia tentado se desvincular do primeiro decreto de armas de Bolsonaro, assinado em janeiro, que flexibilizava a posse de armas. Ele tentou ao menos limitar o número de armas que se poderia guardar em casa, mas foi voto vencido.

Outras derrotas se seguiram: ele teve que engolir a ordem do Planalto de colocar a criminalização do caixa 2 em tramitação separada do restante do seu projeto anticrime e foi pressionado pela ala mais radical do governo a desistir da nomeação de Ilona Szabó, especialista em segurança pública, como suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. E, o que é pior, sua agenda de combate ao crime organizado está travada, já que o pacote de leis que propôs para isso foi colocado em banho-maria no Congresso, cuja prioridade é (ou pelo menos deveria ser) discutir a reforma da Previdência.

Quando não encontra resistência dentro do próprio governo, Moro consegue fazer um bom trabalho, como quando demonstrou agilidade ao enviar a Força Nacional para conter a crise na segurança pública no Ceará, no início do ano. Mas, claramente, Moro não tem motivo para estar satisfeito com os frutos de seus esforços até agora.

Resta saber quantas batalhas mais Moro aceitará perder. Ele já disse que conseguir uma vaga no STF será como ganhar na loteria. Mas precisará esperar pelo menos até o ano que vem para ter a chance de apostar nesse bilhete.

No mundo corporativo, um bom executivo é aquele que entrega resultados em consonância com o que a direção da empresa quer. Já um ótimo executivo é aquele que faz isso sem abrir mão dos próprios valores e que, quando percebe que está sendo pressionado a abdicar deles, reconhece que é hora de sair e ir lutar suas batalhas em outro lugar. Quando Moro chegar nesse ponto, quem mais terá a perder é o governo de Jair Bolsonaro, cujos núcleos militar e técnico estão sob o cerco do núcleo ideológico. Em jogo está o destino do Brasil.

Sobre o Autor

Diogo Schelp é jornalista com 20 anos de experiência. Foi editor executivo da revista VEJA e redator-chefe da ISTOÉ. Durante 14 anos, dedicou-se principalmente à cobertura e à análise de temas internacionais e de diplomacia. Fez reportagens em quase duas dezenas de países. Entre os assuntos investigados nessas viagens destacam-se o endurecimento do regime de Vladimir Putin, na Rússia, o narcotráfico no México, a violência e a crise econômica na Venezuela, o genocídio em Darfur, no Sudão, o radicalismo islâmico na Tunísia e o conflito árabe-israelense. É coautor dos livros “Correspondente de Guerra” (Editora Contexto, com André Liohn) e “No Teto do Mundo” (Editora Leya, com Rodrigo Raineri).

Sobre o Blog

“O que mantém a humanidade viva?”, perguntava-se o dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Essa é a pergunta que motiva esse blog a desembaraçar o noticiário internacional – e o nacional, também, quando for pertinente – e a lançar luz sobre fatos e conexões que não receberam a atenção devida. Esse é um blog que quer surpreender, escrito por alguém que gosta de ser surpreendido.