Topo

Diogo Schelp

Evo Morales já tem oferta de emprego: apresentador de TV russa

Diogo Schelp

11/11/2019 10h31

Evo Morales

Evo Morales oferece sua renúncia (Imagem: Reprodução/Bolívia TV)

A rede de televisão russa RT, uma estatal com transmissão em inglês, é um porto seguro para governantes latino-americanos de esquerda que caem em desgraça. Nesta segunda-feira (11), um dia depois do boliviano Evo Morales renunciar ao cargo de presidente, a diretora do canal, Margarita Simónovna Simonia, ofereceu-lhe um emprego como apresentador.

O ex-presidente equatoriano Rafael Corrêa (2007-2017), que vive no auto-exílio na Bélgica, já tem um programa na RT.

Morales também recebeu do presidente mexicano Manuel Lopez Obrador o convite para se asilar no México.

São boias de salvação que Morales não deve estar pensando em agarrar por enquanto. Seu pedido de renúncia ainda pode ser recusado pela Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia.

O jogo ainda está sendo jogado.

 

Sobre o Autor

Diogo Schelp é jornalista com 20 anos de experiência. Foi editor executivo da revista VEJA e redator-chefe da ISTOÉ. Durante 14 anos, dedicou-se principalmente à cobertura e à análise de temas internacionais e de diplomacia. Fez reportagens em quase duas dezenas de países. Entre os assuntos investigados nessas viagens destacam-se o endurecimento do regime de Vladimir Putin, na Rússia, o narcotráfico no México, a violência e a crise econômica na Venezuela, o genocídio em Darfur, no Sudão, o radicalismo islâmico na Tunísia e o conflito árabe-israelense. É coautor dos livros “Correspondente de Guerra” (Editora Contexto, com André Liohn) e “No Teto do Mundo” (Editora Leya, com Rodrigo Raineri).

Sobre o Blog

“O que mantém a humanidade viva?”, perguntava-se o dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Essa é a pergunta que motiva esse blog a desembaraçar o noticiário internacional – e o nacional, também, quando for pertinente – e a lançar luz sobre fatos e conexões que não receberam a atenção devida. Esse é um blog que quer surpreender, escrito por alguém que gosta de ser surpreendido.