Vista do espaço, a Terra parece em paz

A aurora boreal (Foto: Scott Kelly/NASA)
Não foi uma semana fácil, como não tem sido há muito tempo. Uma semana "curta", por causa do feriado da Sexta-feira Santa, mas com alta concentração de más notícias. Uma semana em que um incêndio reduziu a cinzas parte da histórica Catedral de Notre-Dame, na França, em que os brasileiros assistiram estupefatos enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria zelar pela Constituição, ameaçava garantias fundamentais e em que mais um inocente, o catador de material reciclável Luciano Macedo, morreu em decorrência da saraivada de tiros que o exército desferiu contra um veículo de uma família carioca que estava a caminho de um chá de bebê.
O feriado de Páscoa, mesmo para quem não é religioso, pode ser um bom momento para refletir sobre as escolhas que fazemos, como indivíduos e como sociedade. Estamos dando o devido valor para a vida humana? Não estamos colocando a ânsia por defender a qualquer custo esta ou aquela tendência política acima de valores elementares, como o respeito ao próximo? Estamos fazendo jus a tudo aquilo que a nossa existência nos oferece?
Para refletir, é preciso se distanciar um pouco da correria e das picuinhas do dia a dia, e olhar para o todo. Às vezes, basta sair do ambiente cotidiano e ir para um lugar isolado, sem conexão com nada a não ser consigo mesmo. Outras vezes, nem isso basta. Talvez só saindo da Terra.
O astronauta americano Scott Kelly é um das raras pessoas que já teve a oportunidade de fazer isso. Ele passou um ano na Estação Espacial Internacional, a partir de março de 2015. Kelly fez uma série de fotos espetaculares que nos ajudam a entender o quanto somos privilegiados, ao mesmo tempo em que nos obrigam a reconhecer que problemas que nos parecem do tamanho do mundo, na realidade não preenchem nem um minúsculo ponto escuro dele.
Ao olhar as fotos de Kelly, que foram publicadas em um livro chamado "Infinite Wonder", em outubro passado, nos Estados Unidos, tem-se a seguinte impressão: a Terra, vista do espaço, parece em paz. Deveria estar também quando vista de perto.

A Itália iluminada. (Foto: Scott Kelly/NASA)

Boa noite, lua. (Foto: Scott Kelly/NASA)

Japão iluminado. (Foto: Scott Kelly/NASA)

Lago congelado no Himalaia. (Scott Kelly/NASA)

Via láctea. (Scott Kelly/NASA)

Bahamas e as meias de Scott (Scott Kelly/NASA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.