Topo

Diogo Schelp

Vista do espaço, a Terra parece em paz

Diogo Schelp

19/04/2019 15h56

Scott Kelly

A aurora boreal (Foto: Scott Kelly/NASA)

Não foi uma semana fácil, como não tem sido há muito tempo. Uma semana "curta", por causa do feriado da Sexta-feira Santa, mas com alta concentração de más notícias. Uma semana em que um incêndio reduziu a cinzas parte da histórica Catedral de Notre-Dame, na França, em que os brasileiros assistiram estupefatos enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria zelar pela Constituição, ameaçava garantias fundamentais e em que mais um inocente, o catador de material reciclável Luciano Macedo, morreu em decorrência da saraivada de tiros que o exército desferiu contra um veículo de uma família carioca que estava a caminho de um chá de bebê.

O feriado de Páscoa, mesmo para quem não é religioso, pode ser um bom momento para refletir sobre as escolhas que fazemos, como indivíduos e como sociedade. Estamos dando o devido valor para a vida humana? Não estamos colocando a ânsia por defender a qualquer custo esta ou aquela tendência política acima de valores elementares, como o respeito ao próximo? Estamos fazendo jus a tudo aquilo que a nossa existência nos oferece?

Para refletir, é preciso se distanciar um pouco da correria e das picuinhas do dia a dia, e olhar para o todo. Às vezes, basta sair do ambiente cotidiano e ir para um lugar isolado, sem conexão com nada a não ser consigo mesmo. Outras vezes, nem isso basta. Talvez só saindo da Terra.

O astronauta americano Scott Kelly é um das raras pessoas que já teve a oportunidade de fazer isso. Ele passou um ano na Estação Espacial Internacional, a partir de março de 2015. Kelly fez uma série de fotos espetaculares que nos ajudam a entender o quanto somos privilegiados, ao mesmo tempo em que nos obrigam a reconhecer que problemas que nos parecem do tamanho do mundo, na realidade não preenchem nem um minúsculo ponto escuro dele.

Ao olhar as fotos de Kelly, que foram publicadas em um livro chamado "Infinite Wonder", em outubro passado, nos Estados Unidos, tem-se a seguinte impressão: a Terra, vista do espaço, parece em paz. Deveria estar também quando vista de perto.  

Scott Kelly

A Itália iluminada. (Foto: Scott Kelly/NASA)

 

Scott Kelly

Boa noite, lua. (Foto: Scott Kelly/NASA)

 

Japão iluminado.

Japão iluminado. (Foto: Scott Kelly/NASA)

 

Himalaia

Lago congelado no Himalaia. (Scott Kelly/NASA)

 

Via láctea

Via láctea. (Scott Kelly/NASA)

 

Bahamas

Bahamas e as meias de Scott (Scott Kelly/NASA)

Sobre o Autor

Diogo Schelp é jornalista com 20 anos de experiência. Foi editor executivo da revista VEJA e redator-chefe da ISTOÉ. Durante 14 anos, dedicou-se principalmente à cobertura e à análise de temas internacionais e de diplomacia. Fez reportagens em quase duas dezenas de países. Entre os assuntos investigados nessas viagens destacam-se o endurecimento do regime de Vladimir Putin, na Rússia, o narcotráfico no México, a violência e a crise econômica na Venezuela, o genocídio em Darfur, no Sudão, o radicalismo islâmico na Tunísia e o conflito árabe-israelense. É coautor dos livros “Correspondente de Guerra” (Editora Contexto, com André Liohn) e “No Teto do Mundo” (Editora Leya, com Rodrigo Raineri).

Sobre o Blog

“O que mantém a humanidade viva?”, perguntava-se o dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Essa é a pergunta que motiva esse blog a desembaraçar o noticiário internacional – e o nacional, também, quando for pertinente – e a lançar luz sobre fatos e conexões que não receberam a atenção devida. Esse é um blog que quer surpreender, escrito por alguém que gosta de ser surpreendido.