Topo

Diogo Schelp

Candidato democrata defende liberação de Lula e extraterrestres

Diogo Schelp

08/08/2019 14h16

Sanders

Bernie Sanders, pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos (Foto: Mark Makela/AFP)

Bernie Sanders, o pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, foi uma das estrelas da campanha passada, quando disputou com Hillary Clinton a indicação do partido. Entre os 22 democratas que querem concorrer ao cargo no ano que vem, Sanders, com 18% das intenções de voto, está em segundo lugar na mais recente pesquisa de opinião, atrás do ex-vice-presidente Joe Biden, que tem 22%. Sanders é o mais próximo do que se pode classificar como "socialista" entre candidatos majoritários do Partido Democrata. Sua bandeira mais conhecida é a educação superior gratuita.

Ele também se arrisca a defender causas ditas "progressistas" em outras partes do mundo. Há dois meses, usou o Twitter para compartilhar uma notícia sobre o vazamento das conversas entre Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato e aproveitou para pedir a anulação da condenação de Lula e a libertação do ex-presidente brasileiro.

Agora, Sanders promete abraçar a causa dos extraterrestres. Nesta terça-feira (6), em um programa de podcast, Sanders disse ao entrevistador Joe Rogan que, se for eleito, acabará com o mistério que envolve as investigações do governo americano a respeito de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) e de extraterrestres. A declaração foi dada em meio ao frenesi causado por uma campanha no Facebook que conclama os cidadãos americanos a invadir a Área 51, uma base altamente secreta da Força Aérea situada no estado de Nevada, onde, acredita-se, as autoridades americanas guardam suas descobertas relacionadas à vida extraterrestre. Mais de 2 milhões de pessoas confirmaram presença na "invasão" para libertar os aliens, marcada para o dia 20 de setembro. Apesar de o evento ser tratado como piada pelos próprios criadores da página, a Força Aérea divulgou uma nota desencorajando qualquer engraçadinho a chegar sequer perto da Área 51.

Em julho, o Facebook apagou a página, apenas para recolocá-la no ar dias depois, afirmando ter ocorrido "um erro".

O diálogo de Sanders com Rogan foi o seguinte:

Se o senhor foi eleito e encontrar alguma evidência sobre aliens, se descobrir algo sobre OVNIs, nos avisaria?

Bem, eu te conto, minha mulher me obrigaria a contar.

Sua mulher é maluca por OVNIs?

Não, ela não é maluca por OVNIs. Mas ela diz, "Bernie, o que está acontecendo? Você tem algum acesso a isso?"

E você tem acesso a isso?

Não tenho. Honestamente, não.

Você nos informaria?

Combinado, eu faço o anúncio no seu programa. Que tal?

As promessas e causas de Bernie Sanders são coisa de outro planeta.

Sobre o Autor

Diogo Schelp é jornalista com 20 anos de experiência. Foi editor executivo da revista VEJA e redator-chefe da ISTOÉ. Durante 14 anos, dedicou-se principalmente à cobertura e à análise de temas internacionais e de diplomacia. Fez reportagens em quase duas dezenas de países. Entre os assuntos investigados nessas viagens destacam-se o endurecimento do regime de Vladimir Putin, na Rússia, o narcotráfico no México, a violência e a crise econômica na Venezuela, o genocídio em Darfur, no Sudão, o radicalismo islâmico na Tunísia e o conflito árabe-israelense. É coautor dos livros “Correspondente de Guerra” (Editora Contexto, com André Liohn) e “No Teto do Mundo” (Editora Leya, com Rodrigo Raineri).

Sobre o Blog

“O que mantém a humanidade viva?”, perguntava-se o dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Essa é a pergunta que motiva esse blog a desembaraçar o noticiário internacional – e o nacional, também, quando for pertinente – e a lançar luz sobre fatos e conexões que não receberam a atenção devida. Esse é um blog que quer surpreender, escrito por alguém que gosta de ser surpreendido.